Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

terça-feira, 17 de março de 2009

Partilhando o Evangelho com Maria Santíssima

Ave Maria,

Mateus 18, 21-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que ele pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Claramente o Evangelho de hoje nos pede para agirmos com compaixão para com o próximo, pois, é assim que Deus faz conosco. Maria Santíssima, a Mulher que mais amou o próximo como seu Filho nos ama, ela que sempre seguiu o exemplo de Jesus Cristo, com certeza não só perdoa os blasfemadores de seu santo nome, como também com seu jeito de agir, nos ensina a sermos misericordiosos com o próximo. Na fé, nós cremos que após este episódio ao chegar em casa com certeza Nossa Senhora deve ter falado assim para Jesus, "muito bem meu Filho, temos que agir assim, pois o rancor só traz tristeza para o nosso coração, e agindo da forma com você ensinou, estaremos amando o outro como Deus nos ama". Sigamos aquela que mais se aproximou da misericórdia do Pai, a Virgem Maria.
Santa Maria.

3 comentários:

  1. Entre os homens existem muitas diferenças, uns são empregados outros, patrões. Alguns com dinheiro, outros sem ter nem para comer. Cada qual com seu traço e seus costumes. O certo, é que entre nossas semelhanças, nos todos estamos longe de sermos aquilo que Deus espera de nós.
    Deus é amor, caridade, esperança. Ele é misericórdia e perdão dos nossos pecados. Mas fazendo uma experiência superficial, com Deus e sua benevolência, não conseguiremos ser como Ele é conosco, com as pessoas que convivemos.
    A Virgem Maria é a exceção. No ventre Dela, existiu uma intima, intensa e verdadeira, experiência simultânea de amor. Uma real troca em dar e receber. O coração Dela bombeava Jesus. Mas, este fazia Ela aumentar em graça. Só Ela e mais ninguém, conseguiu e cumpriu com a vontade do Pai. Tudo que Ela recebeu de Deus, Ela soube repassar para os homens, sem nunca perder-se em bondade.
    Montfort, diz que é extremamente difícil, devido à nossa fraqueza e fragilidade, conservarmos em nós as graças e os tesouros que recebemos de Deus. No artigo 88 ele explica:
    “Os demônios, que são ladrões, buscam surpreender-nos de improviso para nos roubar e despojar; espreitam dia e noite o momento favorável a seu desígnio; andam incessantemente ao redor de nós, prontos a devorar-nos (cf. 1 Ped 5, 8) e, pelo pecado, arrebatar-nos, num momento, tudo que em longos anos conseguimos alcançar de graças e méritos. E tanto mais devemos temer esta desgraça, sabendo quão incomparável é sua malícia, sua experiência, suas astúcias e seu numero.
    Não foi falta de graça, pois a graça não falta a ninguém; foi falta de humildade. Essas pessoas acreditavam-se mais fortes e suficientes do que, o eram na realidade, julgavam-se capazes de guardar seus tesouros; fiaram-se e apoiaram-se em si próprias; creram sua casa bastante segura e, bem fortes os seus cofres para guardar o precioso tesouro da graça, e, devido a essa segurança imperceptível que tinham em si (conquanto lhes parecesse que se apoiavam na graça de Deus), é que o justíssimo Senhor, abandonando-as às próprias forças, permitiu que fossem roubadas”.

    Mara Maria

    ResponderExcluir
  2. O Evangelho vem nos confirmar a virtude de hoje. Ao tratamos o outro como somos tratados por Deus, conseguimos alcançar a cada dia a ARDENTE CARIDADE. Olhar com olhos ternos e cheio de amor, imaginando-se o quanto o outro carece não apenas do material mas principalmente do espiritual. É olhar com a Virgem Maria, aquela que enxerga nas dificuldades do próximo o momento e o lugar onde se realiza a glória de Deus.
    Consagrando-nos a Virgem Santíssima que vivemos essa caridade plenamente, entregando todos os nossos bens incluindo os espirituais aos cuidados da tão Boa Mãe, para que Ela sabiamente distribuam aqueles que mais necessitam do sustento espiritual.

    Portanto CONSAGRA-TE!


    Isabelle Maria

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Maria Santíssima proteja todos nós, discípulos da Mãe de Deus.

    Bjos

    Lúcia & Jarbas

    ResponderExcluir