Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

segunda-feira, 30 de março de 2009

Partilhando o Evangelho com a Virgem Maria

Ave Maria,
Evangelho (João 8,1-11) 5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Quem de nós pode acusar o outro? É o que nos ensina o evangelho de hoje. Maria Santíssima muito pelo contrário daqueles fariseus, nunca apontou o dedo para ninguém com alguma critica. Logo ela, que teve tantos motivos para apontar os erros dos outros. Principalmente quando estavam a caluniar o seu Filho. Contudo, ela nos dava o exemplo de firmeza na palavra de Deus. Pois, é o próprio Deus através de sua palavra quem a defendia, e também nos defenderá. Sendo assim, vamos seguir o exemplo que ela mesma aprendeu de seu Filho e não mais abrirmos a nossa boca, ou apontarmos o nosso dedo para falar mal da vida alheia. Estamos na Quaresma, ainda temos tempo de fazer o jejum da língua. Quem topa fazer esse jejum? Partilhe o Evangelho com a Mãe de Deus.
Santa Maria.

2 comentários:

  1. Não sei que tipo de cegueira os homens de hoje vivem. Se, aqueles no evangelho, compreenderam que não poderia jogar, nem mesmo uma pedra, numa mulher publicamente pecadora. Como alguns protestantes, podem se achar no direito de derramar sobre a Mãe de Deus, tantos insultos e blasfêmias, e ainda dizerem que acatam as leis divinas.
    Pelo que sabemos, um dos mandamentos é honrar pai e Mãe. Não acredito que, Aquele que é Deus e se encarnou, na Virgem Maria, fique satisfeito em ver sua Mãe apedrejada.
    Creio que a Mãe de Deus foi preservada de toda a macula, e também guardada do sentimento da magoa. Mesmo não sendo recebida como a Virgem toda Santa, foi capaz de entregar seu Filho com resignação e amor para salvar toda a humanidade. Isto não quer dizer, que as pessoas que praticam a injustiça, não tenham que responder diante do Tribunal Divino no julgamento particular, por ter atirado uma das pedras mais pesadas de condenação da própria alma.
    Montfort, diz que, assim como na geração natural e corporal há um pai e uma mãe, há, na geração sobrenatural, um pai que é Deus e uma mãe, Maria Santíssiina. No artigo 30 ele nos assegura: “Todos os verdadeiros filhos de Deus e os predestinados têm Deus por pai, e Maria por mãe; e quem não tem Maria por mãe, não tem Deus por pai. Por isso, os réprobos, os hereges, os cismáticos, etc., que odeiam ou olham com desprezo ou indiferença a Santíssima Virgem, não têm Deus por pai, ainda que disto se gloriem, pois não têm Maria por mãe. Se eles a tivessem por Mãe, haviam de amá-la e honrá-la, como um bom e verdadeiro filho ama e honra naturalmente sua mãe que lhe deu a vida.

    Mara Maria

    ResponderExcluir
  2. Avançando na Quaresma e rumando para a Páscoa do Senhor, vemos no Evangelho que, como a Virgem Maria, Jesus Cristo nos mostra que não devemos nos julgar ou deixarmos ser julgados pelo que fazemos, mas devemos, sim, buscar, como a Santíssima Virgem Maria, sermos fieis aos ensinamentos e vontades de Deus. E como é fazer a vontade de Deus? Entregando-se inteiramente a Ele pelas mãos de sua Santíssima Mãe através da Consagração ensinada por São Luis de Montfort. São Luis Maria Grignion de Montfort, rogai por nós! Alexsandro Sousa.

    ResponderExcluir