Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como imaginar Nazaré, na época de Jesus Cristo? (I)

Ave Maria,
Os peregrinos visitando Nazaré, atualmente, ao descobrir uma cidade com sessenta mil habitantes, plena de vida e, em constante construção, se questionam: "Como deveria ser esta cidade no tempo de Jesus?".
Como imaginar Nazaré e a Terra Santa através do que vemos em nossos dias? Os estudos e as pesquisas feitas fazem-nos pensar que houve grandes mudanças. No Evangelho, Nazaré é conhecida como "cidade", do grego Polis, e não "aldeia", do grego, Comé, o que supõe que ela tinha uma certa dimensão, contando com algumas centenas de habitações. Esta ideia se confirma pela arqueologia, que revela ruínas do primeiro século, encontradas nas circunvizinhanças da Fonte de Maria, ao norte, até o conjunto de espaços situados ao redor da gruta da Anunciação, a mais de 500 m desta, em direção ao sul, onde interessantes escavações foram feitas.
As casas eram, com frequência, apoiadas sobre grutas ou, parcialmente, apoiadas sobre rochedos adaptados, o que permitia que a temperatura fosse regulada. Tais vestígios estão sob a Basílica da Anunciação, na Igreja vizinha, consagrada a São José, perto da Sinagoga de Jesus e, exatamente ao lado, no túmulo do Justo (São José), descoberto no século XIX, no convento das Irmãs de Nazaré, onde a cidade parece terminar, visto que os túmulos ficavam situados, sempre, nos confins externos da parte habitada da cidade.
Quanto ao nível da topografia, as colinas, logicamente, não mudaram muito, em sua forma geral; contudo, existem certas mudanças, pois, sabe-se que a estrada que costeia a Basílica da Anunciação era, até o século XVIII, uma ravina na qual corria pequeno riacho.
Retirado do site: Marie de Nazareth
Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário