Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Como imaginar Nazaré, na época de Jesus Cristo? (II)

Ave Maria,
  • O segundo fato, que pode nos surpreender, diz respeito à qualidade das habitações e dos objetos encontrados, marcas de uma civilização bem realizada, refinada, que não tem nada a ver com as reiteradas caricaturas, que assimilam o povo de Jesus e de Maria com povos primitivos que viviam em casebres e pardieiros mal construídos e sujos. Muito pelo contrário, as casas, ferramentas, os objetos esculpidos etc., descobertos em Nazaré, assim como o túmulo atribuído a São José, o Justo, revelam uma civilização sensível à qualidade de seu meio, como denotam, igualmente, a beleza e a imponência da pavimentação de Jerusalém, o esplendor dos instrumentos, das ferramentas e dos diversos objetos elaborados para o Templo da cidade, assim como a qualidade das túnicas tecidas à época.
    A terceira grande retificação a ser feita, em relação ao que imaginamos habitualmente, na realidade do nosso tempo, concerne à vegetação luxuriante que existiria, então. A Bíblia descreve a Galileia como sendo uma região, verdejante, situada no centro de um país de onde manavam leite e mel. O historiador Flavius Josèphe testemunha, no seu relato sobre a Guerra dos Judeus: "A Galileia é, em toda a sua extensão, fértil e abundante, rica em pastagens e em árvores variadas. Sua fecundidade encoraja os mais preguiçosos a exercer a atividade da agricultura.
    O solo, da mesma forma, foi valorizado integralmente pelos seus habitantes: nenhuma parcela deixou de ser cultivada. Muitas cidades e, até mesmo, pequenos burgos, são povoados à larga, graças à fertilidade do solo, fazendo com que a menor das aldeias conte com quinze mil habitantes." (Guerra dos Judeus 3, 42-43). Este número e esta descrição que, há até pouco tempo, eram considerados como absurdamente exagerados, foram reabilitados com a descoberta extraordinária, ocorrida no ano 2003, em Nazaré, quando algumas obras realizadas para renovar uma perfumaria, engendraram a descoberta de termas romanas de grande envergadura, a 4,5 m abaixo do nível do mar - metragem atual -, situadas próximas à Fonte de Maria.
    Essas termas que, seguramente, pertencem ao período romano e que chegam a comportar elementos do período helenístico, teriam existido, talvez, no tempo de Jesus, mesmo que a hipótese mais provável as classifique como se tivessem sido construídas a partir do ano 70 d.C. ou como se pertencessem às construções da imperatriz Helena. Porém, supõe-se que naquela época havia frondosas florestas em Nazaré, possibilitando um aquecimento regular nos lares, tal era a quantidade de água e a luxuriante vegetação, fatos que diferem da realidade desses novos dias.
Retirado do sitio: Marie de Nazareth
Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário