Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Como imaginar Nazaré, na época de Jesus Cristo? (III)

Ave Maria,
Como explicar o desaparecimento das importantes florestas tão necessárias para manter as termas romanas de Nazaré? O audiovisual sobre a história da Galileia proposto aos turistas e peregrinos que buscam o Lago Tiberíade, explica que, em parte, este fato deriva da decisão de um Sultão do século XVIII, que havia criado um imposto sobre as árvores. Em poucos anos, os proprietários de terras, na Terra Santa, sacrificaram a maior parte de suas árvores, para se abster do pagamento do imposto, o que gerou consequências dramáticas para o clima e para o meio ambiente. A região, então, tornou-se, em pouco tempo, deserta e rochosa.
A etimologia do nome da cidade da Sagrada Família surpreende. A raiz hebraica NZR significa a coroa ou a tonsura: a realeza ou a consagração. Nazaré aparece nesta perspectiva, como a cidade principesca da casa de Davi, na Galileia, concorrendo com os outros descendentes de Davi, de Belém. E, a réplica de Natanael: "O que pode sair de bom de Nazaré?" poderia subentender querelas dinásticas inextrincáveis, em vez de sugerir a possível insignificância do lugar.
Tudo isso pode fazer com que repensemos sobre alguns aspectos da representação que fazemos de Nazaré, no tempo de Jesus, o que jamais mudaria o fato de que, este pequeno burgo da Galileia, foi a aldeia escolhida, desde toda a eternidade, para acolher o grande mistério da Encarnação do Filho de Deus: o local onde o Eterno adentrou o Tempo, no seio da Virgem Maria. O lugar escolhido, para o qual tudo converge, e o lugar bendito, onde tudo recomeça, para a salvação do mundo.
Retirado do sitio: Marie de Nazareth
Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário