Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Partilhando o Evangelho com a Virgem Maria

Ave Maria,

Evangelho (Jo 8,31-42) 5ª Semana da Quaresma

Então Jesus disse para os que creram nele: - Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: - Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres? Jesus disse a eles: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês. - O nosso pai é Abraão! - responderam eles. Então Jesus disse: - Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez. Eles responderam: - Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus! Jesus disse a eles: - Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.
"e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará." Com toda certeza aquele que conhece a verdade e a coloca em pratica, já está salvo, no entanto, não basta dizer que a conhece se não a coloca em prática, como muitos fazem. Jesus é a verdade, e se nós realmente a conhecemos, porque então nos é tão dificil a colocar em pratica? Sigamos o exemplo da Virgem Mãe de Deus, que sempre a colocou em prática, antes mesmo da anunciação. Ela será sempre o modelo perfeito do seguimento da verdade. Quem nela se espelha para caminhar na verdade, não terá como errar este caminho.
Santa Maria.

Um comentário:

  1. Assim, como foi Deus que enviou Jesus, foi Ele também que destacou a Virgem Maria, para sê-la sua Mãe. Ela sim, sabe se comportar como filha de Deus.
    Ela sempre amou a Trindade e nunca quis matar Jesus. Se, esteve aos pés da cruz, de pé e confiante, sem murmurar, não foi porque não sofreu, ou sentiu dores. Mas por confiar inteiramente em Deus e em seus desígnios.
    Nossa Senhora conhecia a verdade. Compreendia que o fruto da entrega de Jesus pela crucificação, morte e ressurreição, seria nossa salvação. É verdade que para nós, numa forma de libertação das garras de Satanás, e para Ela, uma preservação do pecado.
    Só existem duas descendências, a da Mulher e a da Serpente. E se hoje dizemos ser filhos da Mulher. Então Jesus deve estar dizendo em nosso coração: “Se vocês fossem, de fato, filhos de Maria, fariam o que ela fez.” É preciso o quanto antes retomar a postura dos descendentes da Mulher, e tudo fazer com Ela.
    Montfort, diz que, É mister fazer todas as ações com Maria, isto é, em todas as ações olhar Maria como um modelo acabado de todas as virtudes e perfeições, que o Espírito Santo formou numa pura criatura, e imitá-lo na medida de nossa capacidade. No artigo 260 ele nos assegura:
    “Cumpre, portanto, que, em cada ação, consideremos como Maria a fez ou faria se estivesse em nosso lugar. Devemos, por isso, examinar e meditar as grandes virtudes que ela praticou durante a vida, especialmente 1° sua fé viva, pela qual creu fiel e constantemente até ao pé da cruz, sobre o Calvário; 2° sua humildade profunda que a levou a esconder-se, a calar-se, a submeter-se a tudo e a colocar-se em último lugar; 3° sua pureza divinal, que jamais teve nem terá semelhante sob o céu, e por fim todas as suas outras virtudes.”

    Mara Maria.

    ResponderExcluir