Evangelho (Jo 10,31-42) 5ª Semana da Quaresma
Então eles tornaram a pegar pedras para matar Jesus. E ele disse: - Eu fiz diante de vocês muitas coisas boas que o Pai me mandou fazer. Por causa de qual delas vocês querem me matar? Eles responderam: - Não é por causa de nenhuma coisa boa que queremos matá-lo, mas porque, ao dizer isso, você está blasfemando contra Deus. Pois você, que é apenas um ser humano, está se fazendo de Deus. Então Jesus afirmou: - Na Lei de vocês está escrito que Deus disse: "Vocês são deuses." Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade, e sabemos que, de fato, Deus chamou de deuses aqueles que receberam a sua mensagem. Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele? Se não faço o que o meu Pai manda, não creiam em mim. Mas, se eu faço, e vocês não crêem em mim, então creiam pelo menos nas coisas que faço. E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai. A essa altura tentaram novamente prendê-lo, mas Jesus escapou das mãos deles. Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão, foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo: - João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade. E naquele lugar muita gente creu em Jesus.
-Palavra da Salvação.
-Glória a vós Senhor.
A Boa Nova de hoje mostra os fariseu querendo novamente apedrejar Jesus, pois, não gostavam das verdades que Ele lhes apresentava. Infelizmente é isso o que acontece quando não gostamos de algo que não está de acordo com os nossos pensamentos, nossa tendência é criticar, mesmo que esse algo seja a verdade e o melhor para todos. É o que ocorre hoje nesta passagem, os fariseus estavam com medo de perderem seu privilégios, com isso, queriam matar Jesus. Muitas vezes esses fariseus somos nós, já que temos medos de perder as "vantagens" que possuímos. Acreditamos que nesta hora a Virgem Maria deveria estar com o coração apertado, pois, sábia o que vinha pela frente, o que seu Filho teria que passar, no entanto, Ela sábia que tinha que ser feita a vontade de Deus. Entretanto, com a Fé Viva que possuía, Ela tinha a esperança no Pai do Céu de que tudo aquilo aconteceria para o bem de seus filhos adotivos, que somos todos nós.
Santa Maria.
Salve a Santíssima Virgem Maria,
ResponderExcluirO Evangelhoe de hoje nos mostra o quanto Jesus pregou e fez milagres e, mesmo assim, os fariseus não acreditavam Nele e queriam matá-lo, mas Jesus, assim como a Virgem Santíssima, soube fazer a vontade de Deus, pois foi ao encontro daqueles que Nele creram. Este é o papel da Virgem Maria, tomar os seus filhos que são "apredrejados" no mundo e os levar para o Vale seguro de Jesus.
Alexsandro Sousa.