Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

terça-feira, 10 de março de 2009

Nossa Senhora do Voto de Cherbourg

Ave Maria,
No ano de 1140, enquanto ajudava seu filho, Henrique II, a princesa Matilde, rainha da Inglaterra, foi obrigada a atravessar o canal da Mancha, sob um tempo ameaçador. A tempestade, que se abateu sobre o mar, sacudia furiosamente o navio.
Os senhores ingleses que acompanhavam a princesa invocaram a Deus e aos Santos, com toda a devoção. Matilde permanecia sobre o convés. Seu rosto estava pálido, mas ela se mantinha absolutamente firme. De repente, exclamou aos marinheiros: "Coragem! Nossa Senhora é boa e poderosa; com toda a certeza, a Mãe de Deus Ela vai nos socorrer. Que um de nós fique de sentinela. Assim que este perceber a terra, eu quero cantar um hino à Santa Virgem e desde já, prometo-lhe que mandarei construir uma capela nas margens em que atracaremos".
Assim que Matilde fez a promessa, percebeu-se, vagamente a margem. "Cantai, ó rainha, cantai!" - gritou o vigia - "Terra à vista!". E a rainha, com a cabeça descoberta e as mãos postas, começou a cantar um cântico à Virgem Santíssima. Sua voz era suave e grave. Logo, logo, o navio, guiado pela Estrela dos mares, chegou à margem de uma baía bem segura. O primeiro cuidado de Matilde, ao desembarcar, foi o de designar o local em que seria erguida a capela. Esta, denominada Nossa Senhora do Voto, situada nas imediações de Cherbourg, foi, enfim, magnificamente reconstruída, no ano de 1850, após muitas vicissitudes, ao longo dos séculos....
La Vierge Marie - Petite somme mariale (A Virgem Maria, pequena súmula mariana) Lyon, 1942, p.117

Santa Maria.

Um comentário:

  1. A atitude de uma pessoa pode gerar nas outras, diferentes manifestações. Para uns, uma ação pode representar uma vitória ou uma derrota. Perceba: “O Filho do homem será entregue aos sacerdotes”.

    Para os sacerdotes: ....Para Maria de Deus
    Sentimento de ódio......Sentimento de amor
    Condenação à morte..... Apresentação à vida
    Intuito de neutralizá-lo..Intuito de salvação
    Manifestação de zombaria.... Manif. de Adoração
    A vitória sempre será de Cristo. Contudo, tanto os discípulos quanto os mestres da lei, não tinham o entendimento e a percepção do que seria a ressurreição, mesmo Jesus explicando. Diferente da Santíssima Mãe, que foi preparada desde sempre, para o momento da Cruz, e consolada pela ressurreição e seus mistérios pelo amor a Deus.
    Jesus acendeu ao céu, por suas próprias virtudes. Mas não foi sua Mãe que disse qual a posição que Ele, deveria lhe dar. Ela nada exigia. Bastava-lhe ser serva do Senhor. O certo, é que Maria Santíssima foi assunta em corpo e em alma aos céus e constituída como Rainha.

    “No céu, Maria dá ordens aos anjos e aos bem-aventurados”. Para recompensar sua profunda humildade, Deus lhe deu o poder e a missão de povoar de santos os tronos vazios, que os anjos apóstatas abandonaram e perderam por orgulho . E a vontade do Altíssimo, que exalta os humildes (Lc 1, 52), é que o céu, a terra e o inferno se curvem de bom ou mau grado, às ordens da humilde Maria, pois ele a fez soberana do céu e da terra, general de seus exércitos, tesoureira de suas riquezas, dispensadora de suas graças, artífice de suas grandes maravilhas, reparadora do gênero humano, mediadora para os homens, exterminadora dos inimigos de Deus e a fiel companheira de suas grandezas e de seus triunfos. (TVD 28)

    Mara Maria

    ResponderExcluir