Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

terça-feira, 10 de março de 2009

Reflexão do dia

Ave Maria,
Mateus 23, 1-12
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Partilhando o Evangelho com Maria Santíssima
Hoje Jesus nos mostra o quanto os mestres da Lei e os fariseus falavam uma coisa e faziam outra. Cristo nos diz que não sejamos como eles. Contudo, existe uma criatura dentre todas a que mais se humilhou, a que mais se ocultou, para apenas fazer a vontade de Deus. Maria Santíssima, a Mãe do Nosso Salvador. Ela sim, fez de tudo para criar o seu Filho sem lhe faltar nada, nem por isso foi preciso se mostrar para os outros por ser a Mãe de Deus. Muito pelo contrário. Inclusive pouco vemos Ela nos evangelhos, se bem que Ela com toda certeza deveria estar nos principais acontecimentos da vida de seu Filho. A Virgem Maria poderia sair gritando para todo mundo ouvir, Eu sou a Mãe de Deus, Eu sou a Mãe de Deus, mas não, Ela não o fez, e sim humilhou-se para ser exaltada por todo os séculos sem fim. Façamos como Nossa Senhora que foi a primeira a seguir os ensinamentos de humildade de seu Filho.
Santa Maria.

2 comentários:

  1. Na vida publica, Jesus falava para grupos, exortava as multidões para a necessidade de conversão. Mas imaginemos também, quão serena, amorosa e singela deveria ser as noites em que partilhava com sua Mãe sobre os encantos da vida eterna. Conversava com Ela, dialogava e escutava sua opinião sobre diversos temas.
    Entre o dizer e o fazer, existe uma grande distancia, quando não se estiver no poder do Alto. Maria Santíssima, disse seu “sim”, não com suas forças, mas na crença que quem faz é Deus.
    "Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela". (Lc 1,38)
    Algumas das leis, não seriam necessárias, serem cumpridas pela família de Nazaré. Entretanto, não utilizaram de sua condição para desobedecer às autoridades, ou preceitos de Deus.
    Nossa Mãe, sendo Mãe de Deus, poderia ter usado a graça de estar grávida para fugir da necessidade de visitar sua prima. Entretanto fez de sua condição, uma ponte para melhor desempenhar a virtude da caridade.
    Na purificação Nossa Senhora se apresentou, mas na verdade não tinha do que se purificar, Ela era imaculada, além que o parto foi sem sangue. Jesus precisava ser circuncidado ou batizado?
    É uma grande verdade: Só Jesus salva! Ele é grande e único mestre. Mas com certeza, podemos invocar Maria Santíssima, como a Mãe do Divino Mestre. E isto ninguém pode negar.
    Mara Maria.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo lembrar-se de outra coisa senão da profunda humilde desta incomparável mãe; de suas virtudes majestosas, de seu servir incondicional a eterna sabedoria encarnada em seu ventre santo.
    ...Toda a sua vida Maria permaneceu oculta; por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam Alma Mater – Mãe escondida e secreta. Tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda a criatura, para ser conhecida somente de Deus. (Tratado da Verdadeira devoção a santíssima Virgem Maria)

    Ave, Maria, Filha bem-amada do Pai eterno; ave, Maria, Mãe admirável do Filho; ave, Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo; ave, Maria, minha querida Mãe, minha amável Senhora e poderosa soberana; ave, minha alegria, minha glória, meu coração e minha alma! Vós me pertenceis toda por misericórdia e eu vos pertenço todo por justiça; mas não vos pertenço bastante ainda; de novo me dou a vós todo inteiro, na qualidade de escravo perpétuo, sem nada reservar para mim ou para outrem.
    Se vedes em mim qualquer coisa que não vos pertença, eu vos suplico de tirá-la agora, e de vos tornar Senhora absoluta de tudo o que possuo; de destruir e desarraigar e aniquilar tudo o que desagrada a Deus; e de plantar tudo e promover e operar tudo o que vos agradar.
    Que a luz de vossa fé dissipe as trevas de meu espírito; que vossa humildade profunda tome o lugar de meu orgulho; que vossa contemplação sublime suste as distrações de minha imaginação vagabunda; que a vossa vista contínua de Deus encha a minha memória de sua presença; que o incêndio de vosso coração dilate e abrase a tibieza e frieza do meu; que vossas virtudes substituam os meus pecados; que vossos méritos sejam o meu ornamento e suplemente perante Deus.
    Enfim, mui querida e bem-amada Mãe, fazei, se possível for, que não tenha outro espírito senão o vosso, para conhecer Jesus Cristo e suas divinas vontades; que não tenha outra alma senão a vossa, para louvar e glorificar o Senhor; que não tenha outro coração senão o vosso, para amar a Deus com um amor puro e ardente como vós.

    ... A minha alma jamais causaria temor,
    Se eu te contemplasse em tua excelsa glória,
    Ultrapassando o esplendor de todos os eleitos.
    Ah não poderia crer que sou tua filhinha...


    Alexsandra Sousa
    Fraternidade Discipulos da Mãe de Deus

    ResponderExcluir