Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

quinta-feira, 19 de março de 2009

Partilhando o Evangelho com Maria Santíssima

Ave Maria,
Lc 2,41-51a
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as Palavras que lhes dissera. 51aJesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Hoje Jesus pergunta a Nossa Senhora, se ela não se lembra do que ele tinha lhe falado em casa a respeito das coisas do Pai, e de que na verdade ele tinha vindo a este mundo para redimir a humanidade. Muito embora tenha feito cara de quem não lembrava, na verdade a Virgem Maria já sabia de tudo, inclusive de que seu Filho estaria disposto a morrer para salvar a todos nós. Ela simplesmente não quis entrar em atrito com seu filho, ali na frente de todo mundo como muitos de nós fazemos, pois, Ela é a Mãe de Deus, ela não é como as mães aqui deste mundo. E Jesus o que fez? Foi obediente a sua Mãe e voltou para casa sem espernear como muitos de nós filhos ingratos fazemos. Meu irmão, minha irmã, se até Jesus era submisso a Maria Santíssima, quem somos nós para não sermos também submissos a ela!? Sigamos o exemplo de Jesus Cristo e sejamos obedientes a Maria Santíssima, que apenas quer encurtar o nosso caminho até seu Filho, ela só quer a nossa salvação.

Santa Maria.

Um comentário:

  1. Ao mesmo tempo que meditamos que só existe um mestre, muitos podem ser os seus discípulos, seus seguidores. Entretanto, muitos descuidaram-se de fielmente estar de olhos fixos em Jesus.
    É verdade, é bíblico, que a Santíssima Virgem perdeu Jesus de vista. Mas seria uma terrível injustiça dizer que a Mãe de Deus perdeu ou esqueceu o seu papel de missionária , de levar a todos ao encontro com seu filho Jesus. Se por três dias a Invicta Maria pecorreu as caravanas e lugares a procura física de Jesus , é certo afirmar que a cada um, Ela levou Jesus, Espírito Encarnado do Pai, e mostrou a todos a necessidade que a humanidade tem deste encontro Espiritual.
    Para a Fraternidade, ser discípulos da Mãe de Deus, é ter a certeza que apenas com Ela, por Ela, nela e para Ela, estaremos juntamente com todos os demais Santos na presença, daquele que para nós é o nosso Doutor.
    É preciso relembrar que para ser discípulo é fundamental imitar o verdadeiro canal que nos conduz ao mestre. Isto nos leva a desejar sermos como MARIA, não uma “maria” preguiçosa, fadigada, murmurante, mas com estima e reconhecimento, ser uma Maria, alegre, valente, peregrina, missionária que em tudo sabe cumprir a vontade de Deus. Ela é muito mais que canal. É o reservatório das graças de Deus.
    Montfort, diz que é grande glória. Nos darmos a Deus, submetendo-nos a Maria, a exemplo de Jesus. No artigo 139 ele explica:
    “Esta Sabedoria infinita, cheia de um desejo imenso de glorificar a Deus seu Pai e de salvar os homens, não encontrou meio algum mais perfeito nem mais simples de fazê-lo, do que submetendo-se em todas as coisas à Santíssima Virgem, não só durante oito, dez ou quinze anos, mas, durante trinta anos; e ele deu mais glória a Deus seu Pai durante todo esse tempo de submissão à Santíssima Virgem, como não lhe deu empregando os últimos três anos de sua vida a fazer prodígios, a pregar por toda parte, a converter os homens. “

    Mara Maria

    ResponderExcluir