Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Consagração da Albânia a Nossa Senhora do Bom Conselho de Scutari (I)

Ave Maria,
O santuário albanês de Scutari tem suas origens bem distantes, remontando ao século VI. Havia um afresco representando Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, imagem cheia de ternura.
No século XV, os turcos muçulmanos, opondo-se, obstinadamente, à fé cristã, invadiram o país e Georges Castriota Scanderbeg, se entregou confiantemente à proteção de Nossa Senhora de Scutari, enfrentando os invasores durante vinte e cinco anos, tendo sido apelidado de "o atleta de Cristo". Porém, em 1647, caiu nas mãos dos muçulmanos, e os albaneses tiveram que escolher entre serem escravos ou partirem para o exílio.
O filho de Scanderbed, Don Giovanni, acompanhou os exilados na travessia do mar Adriático. Foi neste contexto que, no dia 25 de abril de 1467, a imagem da Santa Maria de Scutari, Mãe do Bom Conselho, desapareceu da Igreja de Scutari, reaparecendo noutra Igreja que estava sendo construída pelos Padres agostinianos, em Genazzano, perto de Roma.
Alguns evocam um milagre, mas pode ser que a imagem tenha sido transportada pelos refugiados cristãos, para que o Ícone da Virgem Maria os acompanhasse no exílio. O fato é que, na presença da imagem, muitos milagres aconteceram.
Eis porque fizeram uma reprodução dela, em Gênova, em Monte Cassino e em Frosinone, e mais tarde, em Madri, em Nova York etc.

cf. Mikel Prennushi, La storia di un popolo affidata alla Madonna del Buon consiglio, in "L'Osservatore Romano", sábado, 30 de janeiro de 1993, p. 7
Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário