Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Evangelho de hoje - Mateus 7,1-5

Ave Maria,

  • Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Santa Maria.

3 comentários:

  1. O Evangelho de hoje nos exorta, sobretudo, a não sermos hipócritas em nossos posicionamentos em relação a atitude de nossos irmãos. De fato, é muito fácil julgarmos os erros dos que convivem conosco, no entanto, isso nos faz esquecer os nossos erros, a nossa miséria. A Virgem Maria, com certeza é, a modelo de Seu Amado Filho, justíssima. Ela nos faz conhecer os NOSSOS pecados e não o dos outros. Como nossoa Boa Mãe, Ela nos ensina e conduz a um verdadeiro conhecimento de si mesmo, para que a luz do Divino Espírito Santo, nos despojemos do que é mau. Assim, como verdadeiros filhos e escravos amorosos da Virgem Mãe da Justiça, não devemos ser devotos hipócritas, esses "cobrem seus pecados e maus hábitos com o manto desta Virgem fiel, a fim de passarem aos olhos do mundo por aquilo que não são" (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, p. 106). Devemos ter, portanto, uma verdadeira devoção à Virgem Maria, esta não é hipócrita, mas sim, interior, terna, santa, constante e desinteressada. Não importa o que o mundo acha de nós, o importante é o que somos, verdadeiramente, para Deus. A Santíssima Virgem jamais foi hipócrita, nem se vangloriou diante dos homens, mesmo tendo todos os motivos para isso. Imitando as virtudes da Virgem Gloriosa e Bendita, conseguiremos ser firmes no que o Senhor exige de nós. Ela nutrirá em nosso ser uma alma livre e forte, alimentada pelo leite da graça. Com os olhos fixos nesta amável Senhora, seremos escravos fiéis aos planos de Deus, despojados das aparências que o mundo nos impõe, perseverantes no que Deus quer que sejamos: Santos! A Consagração à Nossa Senhora, pelo método de São Luis Maria G. de Montfort, nos leva a um verdadeiro caminho de santidade e perfeição, a partir da perfeita imitação das virtudes da Mãe do Verbo Encarnado! Por isso, não percamos tempo com hipocrisias e devoções falsas, que não nos fazem mudar de vida, nem nos levam a verdadeira santidade, procuremos a devoção que nos conduz a imitação de Jesus, nosso único Mestre e Senhor, nos tornando criaturas eternamente dependentes de Sua Santa Mãe! Assim Seja.

    Maria Cristina, Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Salve a Santíssima Virgem Maria,

    O evangelho de hoje nos mostra que devemos, à luz das virtudes da Virgem Maria, em especial, a profunda humildade, olhar para nós mesmos, buscando nos conhecer e ver que somos como "cobras que tudo envenenam com a sua peçonha"(São Luis Maria Grignion de Montfort - TVD - Cap. 7), mas com Maria Santíssima e vivendo a Consagração, teremos a graça de ser inteiramente de Jesus, através da Sua Mãe, e, assim, vivermos a graça do puro e fiel amor, o amor que devemos ter para com o nosso irmão.

    ResponderExcluir
  3. A hipocresia de olhar os defeitos do outro quando temos defeitos maiores, vem do pouco conhecimento que temos em relação a nossa pequenez. Quando nos consagramos, devemos viver sempre a busca pelo conhecimento de si mesmo.

    Eugênio

    ResponderExcluir