- Este trecho do evangelho de Mateus nos apresenta as disposições necessárias para seguir Jesus. São-nos apresentados dois exemplos: no primeiro, o candidato a discípulo se apresenta para seguir Jesus, contanto que mantenha sua comodidade e bem-estar, sem pensar nos outros. Não aceita partilhar com os necessitados os bens que possui em abundância e acumulados à custa das privações dos próprios pobres.
- No segundo, a frase de Jesus, aparentemente sem sentido para nós: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos” indica o desprendimento interno necessário para quem quer anunciar o Reino de Deus.
- Jesus havia dito, conforme o capítulo 5, 20 de Mateus: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. Ora, sabemos que aquelas autoridades judaicas se atinham somente ao cumprimento externo da Lei. Jesus quer que, discípulos seus, nos libertemos da religião das aparências e nos esforcemos para praticar a Lei de Deus em espírito e verdade. Sem essa interioridade do culto ao Pai, de nada valeria enterrar nossos mortos!
Retirado do Serviço Biblico Latino-Americano
Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário