Comentários para o Evangelho do Dia

A partir de agora o Evangelho do Dia bem como os comentários para o evangelho, serão postados diretos em nosso site, é só clicar no link abaixo e você irá direto para ele: http://www.discipulosdamaededeus.com.br/evangelho/

terça-feira, 21 de julho de 2009

Evangelho de hoje - Mateus 12,46-50

Ave Maria,

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus pergun­tou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Santa Maria.

3 comentários:

  1. "Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Mt 12,50)

    A Virgem Santíssima, predestinada para Mãe de Deus desde toda a eternidade em simultâneo com a encarnação do Verbo, por disposição da Divina Providência foi na terra a nobre Mãe do Divino Redentor, a Sua mais generosa cooperadora e a escrava humilde do Senhor. Concebendo, gerando e alimentando a Cristo, apresentando-o ao Pai no templo, padecendo com Ele quando agonizava na cruz, cooperou de modo singular, com a sua fé, esperança e ardente caridade, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É, por esta razão, nossa Mãe na ordem da graça.
    Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção. [...] De fato, depois de elevada ao céu, não abandona esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Cuida com amor maternal dos irmãos do seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada. Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira. [Concílio Vaticano II Constituição Dogmática sobre a Igreja, Lúmen Gentium]

    Pratiquemos hoje, a Profunda Humildade (PHS) desta Mãe Amável entregando todas as nossas ações, aos seus cuidados para que, apenas a vontade de Deus seja exercida.


    Faço parte desta geração,
    Que te proclama bem aventurada.
    Faço parte desta geração,
    Que muito te ama, oh Maria
    Minha alma contigo glorifica ao Senhor.
    Meu Espírito exulta em Deus, meu salvador.
    És Maria, bem aventurada. ♪

    ResponderExcluir
  2. Ao falar que sua mãe e seus irmãos eram aqueles que faziam a vontade do Pai, Nosso Senhor nos convoca a imitarmos verdadeiramente as virtudes de Sua Mãe Santíssima, uma vez que Ela foi a única criatura que fez em tudo a vontade de Deus.

    A Virgem Maria é a obra-prima de Deus Pai, como nos diz São Luis Maria G. de Montfort no artigo 5: "Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo, cuja posse e conhecimento Ele reservou para si. Maria é a Mãe admirável do Filho o qual quis humilh-a-la e escondê-la durante a vida para favorecer a sua humildade. Para este fim tratava-a pelo nome de "Mulher" (Jo 2, 4; 19,26), como uma estranha, embora no seu Coração a estimasse mais do que a todos os anjos e a todos os homens".
    A Sua humildade Profunda faz da Santíssima Virgem o Altar de Deus, o Trono de Sua Divindade... Pois "Toda a glória da Filha do Rei lhe vem do interior (Sl 44,14). As pequenas criaturas desconhecem essa glória por não poderem penetrar no mais íntimo segredo do Rei (Artigo 11). Somente uma alma em comunhão profunda com Deus pode penetrar nos Seus mais íntimos segredos... Somente um alma totalmente transformada em Jesus pode lhe ser profundamente íntima, a ponto de formarem uma só alma! Somente a Virgem Santa é esta criatura em perfeita intimidade com Deus, pois foi o próprio Deus que assim o quis aoi escolhê-la por Sua Mãe, e em Seu ventre querer habitar e alí revelar os Seus mais preciosos segredos de divindade!

    Somente uma alma fiel e imitadora das santas virtudes da Santíssima Virgem pode penetrar o interior do Coração de Jesus, pois é Ela quem perfeitamente se comunica com Sua Divindade, uma vez que Ele habita plenamente em Seu ser! Somente debruçados em Seu Puro amor poderemos compreender que a humildade é a mais perfeita de todas as virtudes, pois ela nos faz morrer, para que apenas Deus viva em nós! Mas, tristes de nós se não compreendermos essa verdade... Se não nos humilharmos como o próprio Deus, que sem perder a grandeza de Sua divindade, aniquilou-se a si mesmo e entregou-se por inteiro aos cuidados da Santíssima Virgem. Ai de nós, se não formos humildes, e reconhecermos que a forma mais santa e perfeita de chegarmos até Jesus é por meio de Sua Santa Mãe!

    "Nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração do homem compreendeu..." (1Cor 2,9) as belezas, as grandezas e a excelência de Maria, o mais sublime milagre da graça, da natureza e da glória. Se quereis compreender a Mãe, diz um santo, procurai compreender o Filho. Ela é a digna Mãe de Deus: 'Que toda língua aqui emudeça!'" (T.V.D. art. 12)

    Maria Cristina, Frat. Discípulos da Mãe de Deus.

    ResponderExcluir
  3. A pedagogia de Nosso Senhor é muito sabia. Ele por imitar a profunda humildade de sua Mãe, sempre se apresentou como pequeno, como o desavisado. Podemos perceber isto, quando o Senhor apareceu como forasteiro. Entretanto será que Ele não sabia o que acontecia na cidade?
    É incrível! Mas existem pessoas, que só podem estar de olhos vendados, já que indagam o amor de Jesus por sua Mãe.
    Através desta pergunta, “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? Jesus não questionava o papel da Virgem Maria, mas afirmava a missão Dela de sempre fazer a vontade do Pai.
    Bem que podemos pegar mais uma vez a passagem de Emaús, e responder como Jesus, para as pessoas que banalizam a Mãe de Deus.
    "Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas!”
    “Já é tarde e já declina o dia” Todo aquele que desejar dizer a Nosso Senhor “Fica conosco”, terá necessariamente que fazer a vontade de Deus.
    Acolher a Mãe de Deus, como nossa Mãe, é umas das clausulas importantes para a unidade com Cristo
    Montfort, diz no artigo 19: “Foi por Maria que ele quis começar seus milagres. Ele começou e continuou seus milagres por Maria, e por Maria os continuará até ao fim dos séculos.”


    Mara Maria

    ResponderExcluir