Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.
Santa Maria.
"Vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração"
ResponderExcluirComo podemos fazer para mantermo-nos protegidos dos assaltos do maligno? Como compreender a palavra de Deus e produzir frutos?
Não é de hoje que temos a dificuldade de conservar a graça e os tesouros recebidos de Deus. O santo de Montfort já nos ensinava isso no séc. XVIII. Vejamos os três motivos.
1. Por que somos frágeis
2. Por que os demônios nos rondam.
3. E pela própria torrente de pecado que encontramos no mundo.
Assim, cabe a nós encontrar um depósito seguro, um receptário digno da graça de Deus, preparado para dar o Verdadeiro fruto, que seja imune aos ataques do maligno.
Não é preciso dizer que a Grande Tesoureira da graça é a Virgem Maria, única, escolhida e preparada para ser o odere próprio do Vinho Novo, a Palavra de Deus Encarnada.
Dignare me laudare te Virgo Marie.
Eugênio Maria Ribeiro Silva
"Porque temos este tesouro, mais valioso que o Céu e a Terra, em vasos frágeis (2 Cor 4,7); num corpo corruptível, numa alma fraca e inconstante, que por um nada se pertuba e abate. Porque os demônios, que são ladrões muito finos, querem apanhar-nos de improviso, para nos roubar e despojar".
ResponderExcluirNo Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luis Maria G. de Montfort, já nos mostrava o quanto é difícil preservar os tesouros que recebemos do Espírito Santo, por nossas próprias forças, pois somos esses vasos! Quando o Espírito nos dá os Seus dons e Suas Graças não podemos confiar em nossos cofres, pois não são seguros, visto que o guardamos com a fragilidade de nossa alma, com a má inclinação de nossos sentidos. Mas se depositarmos os tesouros recebidos de Deus, na Santíssima Virgem, aí sim eles estarão seguros, guardados em Seu Coração Imaculado, Nessa Terra Bendita e Sacerdotal, Selada pelo Espírito Santo, Seu Amado Esposo.
Não tenhamos medo de consagrar tudo o que temos e somos às mãos benditas e santas da Virgem Maria, pois Ela nos guardará da corrupção do mundo, e de Satanás, pois pelo méritos de Cristo, Ela á a Mulher, aquela que esmaga a cabeça da Serpente! "É a Virgem, a única sempre fiel, sobre a qual a serpente jamais teve poder, quem faz este milagre a favor daqueles e daquelas que a servem da melhor maneira" (TVD §89).
Maria Cristina, Frat. Discípulos da Mãe de Deus.
É essencial lembrarmos que verdadeiramente a Santíssima Virgem Maria consiste no único vaso digno e fiel para depositarmos os tesouros que recebemos do Senhor, em virtude de Sua Eterna Misericórdia.
ResponderExcluirContudo, acredito ser pertinente atentarmos para o que nos acrescenta o Documento de Aparecida, ao afirmar que a intimidade da Virgem Maria com a Palavra de Deus era tão imensa que o seu Cântico de Louvor (Magnificat) estava totalmente impregnado dela. E muito mais do que isso, tão profunda e completa era essa união, que a Palavra se encarnou totalmente em Seu Seio Virginal.
Assim sendo, filhos e/ou escravos que somos desta tão perfeita Discípula, é certo sermos também convocados a imitá-La, buscar esse contínuo e crescente conhecimento do Verbo de Deus, seja Encarnado - na Santíssima Eucaristia e no Seio Imaculado de Maria - ou na sabedoria da Palavra, com leitura e meditação constantes.
Racquel de Maria - Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus